Por que precisamos de Deus? (Pr Luiz A. Domingues)

Salmos 14:1 – “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.”

Quem precisa de Deus?

Foi isso que li um dia desses em meu computador, onde uma pessoa dizia que ao levantar-se de sua cama pela manhã, quem teria de sair para trabalhar era ele e não Deus, por quê? Também dizia que tinha que ter plano de saúde, pois poderia ficar doente a qualquer momento e teria de recorrer a um médico para ser curado, teria de estudar para aprender uma profissão para não precisar depender de alguém para sustentá-lo, teria de recorrer à justiça humana caso fosse lesado em algo ou até em sua dignidade, enfim, ele teria de fazer todo o trabalho, todo esforço e Deus, nada!?

Eu não preciso de Deus, pois Ele não existe!

Com toda a certeza, sem medo de errar, posso dizer que todos, sim, todos (inclusive os que não o conhecem ainda) precisarão de Deus um dia. Aquele que já o conhece, precisa Dele todo dia, o dia todo.

Fiquei então a me perguntar por que eu preciso de Deus, e pude obter muitas respostas:

Preciso dele para receber o seu perdão, independentemente do meu erro.

Lc 22:61 – “Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.”

Mesmo o negando, mesmo se acovardando, mesmo traindo suas convicções e tudo que havia aprendido de Jesus, Pedro foi perdoado e, por não ter desistido, se tornara um homem corajoso, temente a Deus e indesistível em sua missão. Valeu a pena!

Para me lembrar de meus erros e entender que somente deus pode me levar aos acertos.

Gn 4:5-7 – “E o Senhor disse a Caim: por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”

Quando ouvimos a voz de Deus e não endurecemos nosso coração, mudamos o curso de uma história negativa, para uma história positiva (Não é certo que serás aceito?).

Deus fala, Deus avisa, Deus ensina. Cabe a cada um decidir que rumo tomar.

Caim decidiu por fugir dos propósitos de Deus, diferentemente do filho pródigo que decidiu voltar para casa de seu pai e ali foi recebido com grande festa, pois o pai o amava demais para não perdoá-lo ou não aceitá-lo.

Para me dizer quando devo ou não ir às batalhas.

Josué 1:9 – “Não to mandei eu? Se forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

2 Samuel 5:23,24 – “E Davi consultou ao SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras. E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o SENHOR saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.”

Ex 33:15 – “Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar.”

Aqueles que são sensíveis à voz de Deus, jamais estarão sozinhos, pois Ele é o Deus todo poderoso que nos manda ir, que nos dá estratégias, que nos dá sua presença e nos dá a certeza de mais uma vitória.

Para me trazer segurança.

Salmos 23:1,6 – “O Senhor é o meu pastor; de nada terei faltará.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.”

Preciso dizer mais?

Para me ensinar que preciso aprender a amar todos os dias.

1 Cor. 13:1 – “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que retine.”

Se não tivermos a força que vem de Deus, seremos alvos extremamente fáceis nas mãos da maldade. Ela destila seu veneno e nos serve em belas taças de engano para que desfrutemos de pequenos bons momentos(migalhas) passageiros e nos afastemos de Deus e de sua vontade, nos esquecendo do valor de um amor verdadeiro, aquele que se doa, se importa, se envolve… Sem Deus é impossível amar!

Para ouvir a sua voz quando nem  imaginamos que ele falará conosco.

1 Samuel  3:10 – “Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.”

Que experiência maravilhosa foi essa! Poder ouvir a voz de Deus!

Certa vez, estando eu só em minha casa, trabalhando em meu computador, fui tomado em pensamentos de mal que prejudicaria alguém, e, naquele momento começou uma batalha em minha mente contra aquele pensamento para não torná-lo real, e na iminência de já estar quase sendo derrotado, ouço a voz de minha esposa que ao chegar em casa me chamou pelo nome:

– Luuuuuu!

– Estou aqui em cima!

Naquele momento glorifiquei a Deus, pois a chegada de minha esposa em casa de certa forma tirou aquele pensamento maligno de minha mente, quando ouvi novamente seu chamado:

– Luuuuuu!

– Estou aqui em cima, venha cá!

Alguns minutos se passaram e ela não subiu, então resolvi descer para conversar com ela quando percebi que não havia ninguém em casa.

Entendi então que Deus falara comigo naquele momento. Foi maravilhoso poder saber que Deus está pronto para nos livrar de tudo aquilo que nos trará conseqüências ruins mais tarde. Fui guiado pelas veredas da justiça (sl 23:3).

Ah, a minha esposa chegou mais ou menos meia hora depois.

Para termos Fé.

Um dia, um homem que não conheceu a Deus, que não era seu discípulo, disse: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida” (Raul Seixas), pois reconhecia que o poder maior, que o poder da fé e que o poder da esperança, só pode vir de uma única fonte: O Deus todo poderoso, o Grande Eu Sou. Até quem não crê sabe que o único em quem se deve confiar é Deus! Se não precisamos de Deus para algo, esse algo não procede de Deus.

Porque somente Ele, Deus, teve  um amor de tal maneira por mim que mesmo não suportando ver seu filho na cruz, não mudou seu pensamento a meu respeito para a minha  salvação.

Mt 27:46 – “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactani? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”

Cristo, nesse exato momento, experimentava o abandono e o desespero, pois Deus viu o pecado do homem, os piores pecados, os pecados que ele cometeria e por isso não desistiu de tal sacrifício, o sacrifício de seu filho amado!

Pr Luiz A. Domingues

IMG-20150403-WA0001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *